sábado, 10 de julho de 2010

Crítica


Algumas pessoas gostam de reclamar e reclamar, acham que isso é obrigação ou que é normal.
Pensamos!!! Criticar faz bem, mas da maneira certa de maneira construtiva, a princípio esse post ia ser uma crítica ao capitalismo, mas ai me perguntei, só vou criticar e criticar?
Então surgiu essa dúvida, eu sei criticar, mas será que sei elogiar e apontar os pontos positivos, tentar criticar de maneira que o sistema melhore e não para que ele seja destruído?
Se eu não sei apontar as melhoras que o alvo da minha crítica pode ter e os pontos positivos, acho que não tenho direito de criticar, afinal se você viu alguma coisa de boa elogie, se viu algo de ruim critique. Não fique procurando críticas nas coisas boas, as coisas boas também tem que ser exaltadas, ou se não ficamos igual as noticias da televisão.
Procure encontrar melhoras nas coisas, idéias, pessoas etc...

Sei que já ouviram muito isso, mas ressalto, tem uma grande diferença entre o que você sabe e o que você faz....


"O inteligente critica, o sábio elogia, quem consegue mais resultado? "

Julian Corato

6 comentários:

  1. Além de ser bem mais fácil criticar do que dar um elogio... Acho que o ser humano tem NECESSIDADE de criticar os outros (ou algum sistema) por motivos de segurança e egocentrismo. Vendo somente o lado negativo das coisas ou das pessoas, comparamos esse "defeito" do outro com alguma qualidade nossa, então nos sentimos melhor do que se comparássemos um defeito nosso com o lado positivo do outro... Quanto ao sistema capitalista não vejo motivos pra criticá-lo. Acho que o problema do capitalismo é a ganância das pessoas. Não vejo mal em ter dinheiro desde que você saiba o que fazer com ele.

    ResponderExcluir
  2. "A critica se faz quando o humanismo fica para traz"

    ResponderExcluir
  3. para Maraísa... e ter dinheiro em excesso?? Faz bem?

    ResponderExcluir
  4. Acredito que ter um limite de dinheiro é possível, é só ver os principais donos de empresas que fazem existir a grande diferença de renda no país, os cara ganham o dinheiro mais por terem herdado a riqueza e a multiplicam...

    ResponderExcluir