terça-feira, 26 de outubro de 2010

E agora em quem votar ...

Estamos na reta final das eleições 2010. Domingo que vem, dia 31 de outubro, será o dia mais importante para nós brasileiros até daqui a 4 anos. Portanto, vote consciente. O grande problema é estar consciente o suficiente nessas eleições. Digo isso por experiência própria. Já fiz pesquisas sobre cada candidato e continuo na dúvida. Está difícil, porque algo me diz que não devo votar em Dilma Rousseff, que por ironia está na frente na pesquisas. Algo também me diz que não devo votar em José Serra. Com isso tudo dito, tentarei fazer uma análise, quem sabe não exercito meu raciocínio e consigo finalmente escolher meu candidato? Vamos lá!

Dilma Rousseff

Candidata do PT. É natural de Belo Horizonte. Formada em Economia, foi secretária estadual de Minas, Energia e Comunicação no Rio Grande do Sul. No governo Lula, foi ministra de Minas e Energia e depois ministra-chefe da Casa Civil. Gastou cerca de 160 milhões em sua campanha. Tem como vice Michel Temer e seu patrimônio chega a 1,06 milhão.

Propostas e promessas:

Saúde – Criar a Rede Cegonha para oferecer acompanhamento à gestantes. Distribuir remédios gratuitamente para hipertensão e diabetes através da rede Aqui tem Farmácia Popular. Ampliar os programas Saúde da Família, Farmácia Popular e Brasil Sorridente. Ampliar a variedade de medicamentos com descontos subsidiados pelo governo federal disponíveis em farmácias particulares. Criar 500 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e redes Cegonha de saúde.

Educação – Garantir quadras cobertas em 10 mil escolas públicas. Criar escolas técnicas em cidades com mais de 50 mil habitantes. Cnstruir 6 mil creches no país e abrir escolas técnicas em todos os municípios brasileiros com mais de 40 mil habitantes. Aumentar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento tecnológico e inovação de 1,34% do PIB para algo como 1,8% a 2%. Alcançar o número de 220 mil mestres e doutores no Brasil.

Economia – Reajustas o salário mínimo para acima da inflação. Reduzir impostos sobre os investimentos produtivos. Criar o Conselho Nacional de Defesa do Consumidor, para definir e monitorar a política nacional de defesa do consumidor. Possibilidade abertura do capital da Infraero, criando uma empresa de capital misto, similar à Petrobras. Criar o Ministério do Empreendedorismo, como forma de estimular o crescimento das micro e pequenas empresas.

Segurança – implantar 2.800 postos de polícia comunitária. Possibilitar a devolução imediata de ICMS para as empresas exportadoras. Reduzir os impostos sob a folha de pagamentos das empresas, remédios e investimentos em energia. Aumentar o números de VANTs (Veículos Aéreos não Tripulados) para segurança no Rio de Janeiro.

Transporte – Concluir a ferrovia Norte-Sul que cortará os estados do Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Medidas Sociais – Ampliar e aperfeiçoar os programas sociais do governo Lula, como o Bolsa Família. Contratar 2 milhões de moradias para pessoas de renda de até 5 salários mínimos. Criar 800 praças públicas com quadras poliesportivas no país para incentivar a formação de novos atletas. Criar uma linha de financiamento para a compra de eletrodomésticos e móveis.

Meio Ambiente – Nada.

Política – Reestruturar e fortalecer o Sistema Nacional de Defesa Civil com a criação da carreira de agente da Defesa Civil.

Minha opinião:

Dilma me incomoda um pouco. Ouço muito por aí “Voto na Dilma porque ela continuará o que o Lula fez!”. Concordo que o Lula, por mais que tenha cometido alguns erros, teve um bom governo e acertou mais do que errou. Mas cá entre nós, Dilma é Dilma, e Lula é Lula. Ela tem o apoio do homem, mas irá trabalhar por conta própria. O Lula não estará de papagaio em todas as reuniões ou em problemas que surgirem. Nós votamos na pessoa que se responsabilizará pelo Brasil, e não numa pessoa que dependerá de outra para tomar decisões. Se fosse assim, seria melhor criarmos uma lei em que seja possível uma nova reeleição. Suas propostas são interessantes, outras nem tanto. Só que Dilma não me passa confiança. Nos debates a vejo gaguejar e fugir de perguntas simples, que deveriam ser respondidas sem rodeios. Ela me parece insegura e despreparada para o cargo. O que me agrada mais é seu vice e também a posição do partido.

José Serra

Candidato do PSDB. Ex-governador de São Paulo, já foi deputado federal, senador e ministro da Saúde e do Planejamento. Tem formação superior em Economia, concluída no Chile, e em Engenharia, pela Universidade de São Paulo. Gastou cerca de 180 milhões em sua campanha. Tem como vice Indio da Costa e seu patrimônio chega a 1,42 milhão.

Propostas e promessas:

Saúde – Formar 500 mil técnicos em enfermagem. Manter a lei atual sobre o aborto. Duplicar a campanha de vacinação de idosos contra gripe e incluir crianças. Ter, ao final de dois anos, em todos os estados, 150 AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) e policlínicas com capacidade de realizar 27 milhões de consultas por ano. Implementar multirões da saúde, como feitos durante seu governo em São Paulo. fazer uma cesta de remédios gratuitos com cerca de 80 medicamentos para serem distribuídos aos municípios. Criar programa Mãe Brasileira, projeto de maternidade e acompanhamento médico. Pagar, pelo SUS, internações de dependentes químicos em clínicas especializadas. Regulamentar a emenda 29 que prevê mais recursos para a área da saúde. Criar o Ministério Extraordinário para Pessoas com Deficiência.

Educação – Criar uma Bolsa-Adolescente, que seria uma ajuda para que jovens concluam o ensino profissionalizante. Colocar dois professores por sala da primeira série do ensino fundamental. Criar o ProTec, versão do ProUni para o ensino técnico. Distribuir 100 milhões de livros para a rede pública de ensino. Multiplicar os cursos de qualificação para trabalhadores desempregados.

Economia – Reajustar em 10% todas as aposentadorias e pensões concedidas pelo INSS. Criar o décimo terceiro salário para o Bolsa Família. Ampliação da banda larga de 12,2 milhões para 40 milhões brasileiros. Reduzir o imposto sobre saneamento básico e energia elétrica. Elevar o salário mínimo de R$510 para R$600. Expandir o Nota Fiscal Paulista para todo o Brasil. Apresentar proposta para o fim de PIS e Cofins para obras de saneamento básico.

Segurança – Criar o Ministério da Segurança Pública para combater o crime no país.

Transporte – Extinguir o imposto sobre combustível e sobre todos os outros componentes do transporte coletivo. Ampliar os portos na BA, MA, PE, PB. Ampliar e modernizar os aeroportos Confins (MG), Afonso Pena (PR), Marechal Rondon (MT), Santa Genoveva (GO), Guarulhos (SP) e Eduardo Gomes (AM). Duplicar a BR-381, rodovia Fernão Dias. Pavimentar a Transamazônica. Construir 400 Km de metrô em 9 cidades.

Medidas Sociais – Erradicar a pobreza. Levar o evento Virada Cultural para todo o país. Duplicar o número de famílias que recebem o Bolsa Família.

Meio Ambiente – Nada.

Política – Candidato será obrigado a comparecer a debates durante a campanha eleitoral. implantar o voto distrital puro no município de até 200 mil habitantes para a próxima eleição. Fazer uma reforma ministerial e reduzir o número de pastas, entre ela a de Assuntos Estratégicos. Criar um programa nacional de apoio ao turismo religioso.

Minha opinião:

Serra parece ser um bom homem, mas assim como Dilma também não me cheira bem. O motivo aqui é até mais misterioso, já que em contrapartida à Dilma, ele não gagueja, não foge tanto de perguntas. A única coisa que consigo identificar em mim, que me deixa com pé atrás em relação ao Serra, é o foco em apenas uma área. A saúde do Brasil precisa sim de uma melhoria enorme, mas não é apenas aí que devemos investir tanto dinheiro. A educação, na minha opinião, precisa estar sempre em primeiro lugar. Não adianta termos grandes projetos de ampliação e modernização de hospitais e postos de saúde se cada vez mais a formação de profissionais na área piora. Precisamos investir em tudo, de maneira correta, sem pôr os pés pelas mãos. Um candidato mais preparado, mas Tucano, não defende os interesses do povo.

***

Todas as propostas e promessas colocadas no texto à cima foram pesquisados na internet, em sites oficiais do próprios candidatos e em sites informativos que acompanham a eleição 2010. Algumas propostas devem ter ficado de fora, e outras menos relevantes não foram inclusas. Vale lembrar que é MUITO importante ficarmos de olho nos vices de cada candidato, pois é nele que nossas esperanças estarão focadas caso seja necessário sua entrada. Também é importante conhecer melhor toda a vida política dos candidatos, pois o passado os condena ou os absolve. Para isso, irei disponibilizar uma mini-biografia deles abaixo.

Depois disso tudo, creio que a única coisa que me resta dizer é: tomara que escolhamos bem nosso presidente da república. Boa semana a todos, e pensem bem no nosso futuro.

Trajetória dos candidatos

Dilma Rousseff

José Serra


Julian Corato


Um comentário: