quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Os desafios de um ensino de qualidade


Frequentemente escuta-se falar muito sobre as deficiências que o ensino escolar educacional brasileiro apresenta em diversificadas disciplinas e estruturas. Uma das dificuldades que esta sendo colocada no centro de muitas discussões por parte de especialistas na área de educação, é as formas ou metodologias de ensino que estão sendo aplicadas em sala de aula pelos professores.

Através de estudos e entrevistas feitas com alunos de ensino fundamental e médio. É possível se detectar as falhas que existem e persistem, os alunos em sua maioria se queixam de não conseguir entender a matéria por dificuldades em compreender pelas formas que o professor utiliza para ensinar e outros não conseguem ver a utilidade que determinadas disciplinas tem ou vão ter para suas vidas.

Algumas soluções para estes problemas estão a ser apresentadas por muitos pesquisadores da área e novas propostas de ensino já estão sendo estudadas em diversificadas instituições brasileiras para que se alterne esta situação incomoda que o ensino educacional esta por passar.

É claro que pode se atribuir as metodologias de ensino como um dos pontos críticos para o mau andamento do sistema educacional brasileiro. Porém, não se pode esquecer a realidade social na qual grande parte de nossa sociedade vive, pois a qualidade do ensino não depende só de metodologias de ensino, está também muito relacionada ao meio social nos quais os sujeitos estão integrados ou até mesmo expostos.

Enfrentamos no Brasil problemas que vão de dimensões subsitênciais do ser humano, que são a fome, miséria, falta de saneamento, moradia e emprego. Por tanto, muitos alunos que freqüentam as escolas e principalmente as públicas, são indivíduos que pertencem a este meio social. Desta maneira, estes problemas de amplitude social e econômica influenciam diretamente na qualidade do ensino.

Para se constituir uma educação de qualidade se deve suprir as necessidades básicas do ser humano, para que este possa viver adequadamente as condições básicas de existência digna e após trabalhar na construção de estruturas que dêem sustentação para estas pessoas venham a obter uma educação de qualidade. Estas estruturas variam desde construções materiais como boas escolas e universidades, até mesmo na boa formação de profissionais qualificados e conseguintemente adentrar nas questões técnicas de ensino.

Por fim pode-se concluir que existe a necessidade de se utilizar novas metodologias de ensino em um aspecto generalizado da educação, porém os problemas enfrentados na rede de ensino também estão diretamente ligados aos fatores sociais. A qualidade do ensino pode ser melhor ou pior, muito varia dependendo o local aonde o aluno vive ou freqüenta, sendo assim para se alcançar um ensino mais qualificado deve se buscar solução também a estes problemas sociais.

Poderemos mudar o quanto quiser as metodologias de ensino, que se não alterarmos ou solucionarmos em grande parcela os problemas sociais econômicos e culturais de nosso país, a educação não irá proliferar da maneira como se deseja.

AZEREDO – Robson Luiz De – 21-12-2010.

Referencias Bibliográficas:

- CAIMI, Flávia Eloísa. Conversas e controvérsias – o ensino de História no Brasil (1980-1998)

- Freire, Paulo. Educação e Mudança. São Paulo, Editora Paz e Terra, 6 a Edição, 1983.

-FRIGOTTO, G. Educação e a crise do capitalismo real. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário