segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Indústria Cultural



Em um trabalho de pesquisa desenvolvido pelo professor Luiz Carlos Golin da Universidade De Passo Fundo, este veio demonstrar a forma como a cultura está sendo moldada nos dias atuais por mecanismos como a Indústria cultural que tem como objetivo vender a mesma ideologia para grande parcela da população com intuito de formar indivíduos culturalmente medianos, influenciando para que as pessoas escutem as mesmas músicas, comprem as mesmas coisas, ou seja, funciona como um sistema de marketing que visa ao consumismo.

A indústria cultural age principalmente nas classes média, média-baixa e baixa, sendo responsável por fazer com que as identidades destes indivíduos seja sempre levada para os lançamentos (modelos) que a moda impõe. Mesmo que as pessoas não estejam confortáveis fazendo uso daquilo que a moda do momento exprime como paradigmas, levam por idéia que estar atualizado é mais importante.

Desta forma constrói-se o individuo mediano ou de massa, culturalmente falando, com ausência de uma originalidade, é um tipo de sujeito que não tem capacidade de se vestir por seus gostos próprios, tem falta de um senso crítico. Outro ponto da questão é que a grande sociedade só reconhece o individuo como participante dela se ele se adaptar a aquilo que lhe é imposto, principalmente com relação para com aspectos materiais.

Quem ostenta este mecanismo industrial de cultura é o sistema capacitador (tecnologias responsáveis por divulgar informações) como, por exemplo: televisão, internet e rádio.
Quais os valores que a mídia tem transmitido? Por tanto, devemos manter – alerta-se para não sermos pegos por esta indústria cultural, e procurar fazer o que a gente realmente gosta,vestir aquilo com que mais nos sentimos à vontade, escutar aquela música que gostamos, beber cerveja por que queremos e não por que sendo assim estaremos adeptos a sociedade para obtermos maior reconhecimento ou para agradar aos outros, devemos ter a percepção daquilo que estamos a cultuar e cuidar para não cair no jogo da publicidade e propaganda.

Claro que vivemos em um mundo que em grande parte é democrático, cada um tem seus gostos e devemos respeitar, porém para que nossas mentes não sejam sujeitadas a virarem meras consumidoras também é importante ser crítico filtrando informações que se passam pelo sistema capacitador e averiguar o que realmente está se cultuando, pois hoje devido ao sistema econômico, se pensa muito mais no comprar e vender do que na formação da mentalidade das pessoas ou na cultura de um povo.


Robson Luiz De Azeredo

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