sábado, 7 de agosto de 2010

Qualidade


O termo qualidade é usado em muitas situações, podemos falar de qualidade de vida, qualidade de ensino, qualidade pessoal.
A qualidade esta sempre ligada ao modo como o telespectador observa o fato, exemplificando.
"...Estou eu morrendo de vontade de tomar aquela cervejinha de sábado, vou ao boteco da esquina e peço uma Polar, o senhor me serve a cerveja e eu tomo. Bah, essa cerveja esta uma merda, esta quente, perdeu para mim a qualidade naquele determinado momento pelas circunstâncias e pela situação Mas será que ela não tem qualidade, a AmBev fabricou a cerveja seguindo todos os padrões importou matéria prima do exterior, usou a melhor água, mas naquele determinado momento para mim, com toda a cultura de tomar cerveja gelada..."
Talvez para um alemão com a cultura de tomar cerveja quente ela seria ótima de boa qualidade, mas para mim, não. Como posso julgar qual é a melhor cerveja? tenho que definir pontos, por exemplo a Polar é melhor que a Skol, se eu analisar quão forte ela é, não posso julgar a qualidade, ou o que é e não é melhor apenas pela minha opinião tenho que definir pontos específicos para fazer um julgamento correto.
Analiso um amigo meu, seu sonho é comprar um som para colocar no carro e agitar com as mulheres pela noite, estuda uma coisa que não gosta, para passar em medicina e fazer o que não gosta, apenas para conseguir status, comer bundinha lisa. Ao meu ponto de vista, a vida dele não tem qualidade nenhuma, mas para ele isso é a qualidade que ele quer para sua vida, vive muito feliz e não se importa mais com nada. Exemplo esse que já pensamos várias vezes em rodas de amigos, será que nos somos os loucos sem qualidade de vida porque pensamos no mundo, porque queremos ser legais diferentes humanos, ou eles que acham que o mundo é uma festinha de playboy, que comer mulher é tudo na vida?????
Entramos em um paradoxo sem noção, ao momento que nossa qualidade é expressada pela nossa própria definição, não temos como comprovar que nossa vida é melhor que a dele, ou que a dele é melhor que a nossa.

Ao momento que, o primeiro o debate politico citado abaixo não teve 1/5 da audiência do jogo da semifinal da libertadores, podemos analisar qual qualidade a maioria do povo brasileiro valoriza, mas afinal é de qualidade ou não?


“ Qualidade – Um termo subjetivo, para o qual cada pessoa, tem a sua própria definição."


Julian Corato

Um comentário:

  1. Qualidade é suprir as expectativas e necessidades de cada pessoa. Não existe nada sem qualidade. Ex: Um celta 0km é muito bom para alguém de classe média. Já para um milionário, o celta não tem qualidade nenhuma, visto as vantagens que ele pode ter com outro carro. Porém, o celta alcança as expectativas do cidadão de classe média. :)

    ResponderExcluir