quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Intolerância e Preconceito

No final do mês passado (julho/10), o Sr. José Luis Datena, em seu programa de fim de tarde BRASIL URGENTE, discriminou acintosamente as pessoas que não crêem em um deus, ou seja, os Ateus. Na ocasião, Datena estava noticiando a morte de um velhinho que fora enterrado vivo, quando falou: "Um ser humano crente em Deus não pode ter sido executor de tal barbárie."
E disse mais: "Só poderia ter sido obra de um Ateu."
E depois completou: "Os Ateus só podem ser algum tipo de pacto com o diabo."

No decorrer do programa, Datena noticiou também a morte de uma criança de 2 anos, que fora assassinada no colo da própria mãe. Um ato violento e covarde. Palavras de Datena: "Meu senhor e minha senhora. Vocês que estão me assistindo agora, vocês não acham que isso é pura falta de Deus no coração? Isso é coisa do Coisa Ruim. Eu nem gosto de falar o nome. Mas Deus é mais! Porque esses caras vão ser colocados na cadeia! Isso é maldade pura! Enterram um velhinho vivo e matam uma criança de 2 anos no colo da mãe. Isso não é coisa do Coisa Ruim? Hãn!? Temos que crer em Deus! Por que Deus coloca o capeta lá pra baixo, velho. Esse é o grande detalhe..." E assim o Sr. José Luiz Datena continuou com seu programa e ignorância.
Depois, ainda durante o programa dele, fez uma enquete interativa para os telespectadores ligarem para dizer se crêem ou não em Deus. E ainda afirmou que nem sequer fazia questão que pessoas descrentes assistissem a seu programa.
O que podemos notar, é que Datena foi como já foi em outras ocasiões, ignorante, intolerante e preconceituoso. Onde estamos? Idade média? Estamos no ano de 2010! As pessoas têm liberdade de escolher em o que e quem crer. A falta de crença em um ser que sequer sabemos que existe não é indução à violência. Quem fez isso foi nosso apresentador do Brasil Urgente. Indiretamente falando para apedrejar os Ateus. Como que só por que o cidadão é Ateu, é assassino, ladrão, cria do Inferno, ou sabe-se lá o que mais passa pelas mentes perversas.
75% das pessoas crêem em algum deus. 75% dos presidiários são crentes. Menos de 0,1% dos presidiários são Ateus. Deus não tem nada a ver com isso. Isso é maldade dos humanos.
O fato de crer ou não em Deus, não diz se você será bom ou mal.
O mais importante não é a crença do ser humano. O que importa mesmo é o respeito ao próximo. Já teve, tem, e sempre terão guerras por causa da religião. Morte de inocentes, destruição de nações, tudo por causa de um ser invisível e inexistente.
Este assunto daria discussão durante dias e noites. Mas lembre-se, o respeito gera paz e harmonia entre os povos. Acredite no respeito, o restante, é fantasia para a alma.


Valter Manfro Junior

7 comentários:

  1. Do momento em que você critica ao fato de crer ou não em Deus para se fazer bárbaries eu concordo que não tem relação direta, porém, no final quando diz que guerras são causadas por diverenças religiosas, você acaba afirmando que este Deus é invísivel e inexistente, como pode provar que ele é inexistente?

    ResponderExcluir
  2. Partindo do princípio que não se pode provar que ele existe. Pode-se dizer que a existência ou não de um deus acaba nos conceitos da agnosticidade.

    ResponderExcluir
  3. O Deus que as religiões que causam as guerras podem existir, mas só na mente daqueles que a seguem, no entanto tais guerras tem muito adentro do que apenas as religiões, são só formas para manipular o povão.

    ResponderExcluir
  4. Mesmo por que, Rômulo, não podemos dizer que algo não existe, por que se está dentro de nós, existe. Mesmo que for apenas fruto de nossa imaginação, não é mesmo? Agora, quando partem para a ignorancia e começam a se matar por causa disso, aí, bem, aí já é demais.

    ResponderExcluir
  5. O fato é que afirmar algo que não se tem a certeza do que se diz é uma forma de ser ignorante, já que não se pode provar, coloquei em questão foi o dizer afiramadamente que Deus não existe, porém se vocês leram toda a colocação que eu fiz perceberão que concordei quanto ao fato de que as guerras causadas por isto não são corretas, e querem um exemplo dos maiores ateístas com suas idéias, eu vos digo, os EUA é o melhor exemplo de ateísmo que existe, toda sua estrutura foi montada em cima de ideais racionais e materialistas em cima de teorias weberianas desacreditadas em Deus e que pregam ao capitalismo acabando por valorizar mais o material do que o orgânico. E não interessa se Deus existe só dentro de cada um ou não isso também não se pode afirmar, pois, você não tem provas concretas disto e levo adiante, a forma como o ser humano utilizou - se do nome de Deus, se foi para controle populacional ou para ganhar dinheiro não é a questão, a verdadeira questão que levantei foi a de sua real existÊncia, a qual o ser humano não tem capacidade cognitiva para saber. E além disto alguns cientistas de maior gabarito mundial já afirmaram que existem forças inesplicáveis pela ciência que habitam o nosso mundo, aaa e sem esuqecer que tais cientistas são "ateus".

    ResponderExcluir
  6. Não posso tirar sua razão. Concordo contigo quando me chama de ignorante por dizer que algo não existe sem comprovar. Fui equivocado nesta questão. Realmente não tenho provas. Volto a dizer que o agnotismo que envolve isso. Teremos que evoluir muito para entendermos tudo. Mas ainda o debate é a melhor solução. Obrigado por participar com suas ideias.

    ResponderExcluir
  7. com certeza Kant e Hume quando formularam a teoria do agnoticismo perceberam que não a como chegar a tais provas científicas e isto no século XVIII, por tanto se concordam com eles, não podemos afirmar se Deus existe ou não até por que isto é o agnoticismo, fico grato em poder visitar este blog e poder expor e debater idéias além de aperfeiçoa - las.

    ResponderExcluir