quinta-feira, 19 de agosto de 2010


Uma campanha está a movimentar um dos maiores entraves a igualdade social no Brasil, o Plebiscito para o limite de propriedade da terra no Brasil, a proposta é que seja no máximo 35 módulos fiscais, como em cada cidade muda a quantidade de terra por módulo fiscal varia o máximo de hectares, no RS ficaria em torno de 900 hectares. Sabemos que o Brasil está com sua história vinculada a latifúndios desde a invasão dos portugueses, ainda mais depois do último século as diferenças terem sido agravadas com o êxodo rural e enchimento das cidades, os números a seguir comprovam essa diferença, e muitos que estão na fronteira agrícola com a floresta amazônica sabem como são as propriedades e como funciona a política naqueles locais.

Vivem hoje na zona rural brasileira cerca de 30 milhões de pessoas, pouco mais de 16% da população do país. O Brasil apresenta um dos maiores índices de concentração fundiária do mundo: quase 50% das propriedades rurais têm menos de 10 ha (hectares) e ocupam apenas 2,36% da área do país. E menos de 1% das propriedades rurais (46.911) têm área acima de 1 mil ha cada e ocupam 44% do território (IBGE 2006).

As propriedades com mais de 2.500 ha são apenas 15.012 e ocupam 98,5 milhões de ha: 28 milhões de hectares a mais do que quase 4,5 milhões de propriedades rurais com menos de 100 ha (Frei Betto, retirado do site pelo Plebiscito).

Então, ao leitor, qual a tua idéia sobre o Plebiscito??

Para mais informações, artigos e notícias: http://www.limitedaterra.org.br/index.php

Rômulo Cenci

Nenhum comentário:

Postar um comentário